Com as diversas mudanças no mercado de trabalho, podemos dizer que o modelo híbrido já faz parte do nosso cotidiano
A pandemia de Covid-19 forçou diversas alterações no mercado de trabalho. Hoje, podemos dizer que o modelo híbrido de trabalho já faz parte do nosso cotidiano. Muitas empresas adotaram a modalidade ou estão na busca por espaços customizados, levando em consideração as preferências dos funcionários, sem deixar de atender as necessidades organizacionais.
1 - Medindo a produtividade
Uma das adaptações exigidas pelo trabalho híbrido é a mensuração da produtividade e resultados da equipe. Sem o acompanhamento presencial diário, o gestor pode sugerir e combinar com a equipe a utilização de ferramentas digitais, para acompanhar a realização das tarefas diárias. O mais importante é que seja uma decisão transparente e em conjunto com o time, respeitando as necessidades do grupo.
2 - Investimento em pesquisas internas
Para aplicar o modelo híbrido, as empresas devem se preparar para pesquisas internas. Os estudos servem como termômetro para entender o que funciona em cada negócio, levando em consideração as singularidades dos funcionários e das áreas.
3 - Reformular os escritórios e criar espaços e serviços de descompressão
Os escritórios devem ser adaptados para receber os times que irão trabalhar presencialmente ou em rodízio. As adaptações podem ir de ambientes mais acolhedores até a criação de espaços de descompressão ou serviços que visam o bem-estar e podem ser acessados de qualquer lugar. Iniciativas importantes para a saúde física, emocional e mental dos funcionários.
4 - Alinhar as equipes
Os times de RH e comunicação interna cumprem um papel fundamental para garantir o alinhamento por meio de uma comunicação eficiente e rituais que mantenham a cultura da empresa viva. Outro ponto importante é aproveitar ao máximo as idas ao escritório para realizar reuniões em equipe e outros alinhamentos. Organizar a rotina com antecedência pode garantir mais produtividade nos dias de trabalho presencial.
5 - Tecnologia
Ferramentas tecnológicas são aliadas do trabalho híbrido, mas devem ser bem usadas para evitar a exaustão. O líder deve estar atento aos sinais da equipe quanto a satisfação com videoconferências e ferramentas de planejamento das atividades diárias.
6 - Saúde mental
Um estudo da revista Social Science & Medicine mostra que trabalhar por horas consecutivas sem pausas pode levar ao desenvolvimento de estresse e esgotamento mental. O gestor deve estar atento à sua equipe, principalmente na modalidade híbrida, quando não é possível estar com o time presencialmente todos os dias, e incentivar pausas recorrentes no período de trabalho, respeito ao horário de almoço, bem como término das atividades dentro da jornada determinada, a fim de garantir um ambiente propício ao bem-estar mental de seus funcionários.
7 - Relações humanas para engajar
São essenciais para criar conexões. Se não houver um formato de integração entre funcionários, aqueles que estão online podem se sentir menos engajados, já que não existiria um contato entre trabalhadores.
8 - Confiança entre líderes e liderados
É fundamental para que haja fluidez, produtividade e engajamento, mas líderes e liderados terão de lidar com uma nova realidade para fortalecer a confiança. Sem estar ao lado da equipe todos os dias, o líder deve estar seguro quanto à capacidade de entrega do time e os profissionais precisam acreditar na sua liderança direta para que as relações sejam fortalecidas.
9 - Gestão de desempenho
Uma forma de verificar se o modelo híbrido está realmente funcionando é fazer ciclos de gestão de desempenho de maneira consistente. É importante os funcionários terem em mente quais são as expectativas, o que está funcionando e o que pode ser aperfeiçoado. Além de fortalecer a cultura dos feedbacks, é preciso garantir o ciclo completo: alinhamento de objetivos e metas, desenvolvimento e coaching dos funcionários, avaliação formal, devolutivas e recompensas.
10 - Liderança híbrida
No modelo de trabalho híbrido, cabe ao líder engajar e passar à equipe o sentimento de pertencimento ao negócio. A conexão entre o time e a empresa estará diretamente ligada à forma e à mensagem que o gestor passa aos funcionários.
Fonte: UOL
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