Muito distintas entre si, as gerações buscam um convívio saudável para o mundo corporativo.
Nascidos entre 1946 a 1964 os baby boomers são responsáveis por chefias e aposentadoria. A geração X composta por pessoas até a década de 80, estão nos cargos de gerentes e diretores, porém estas mesmas funções também fazem parte daqueles que nasceram entre 1987 e meados de 90, conhecidos como geração Y. Os nascidos no final dos anos 90, conhecida como geração Z chegam aos corredores das empresas cheios de gás e aptos a absorver todo o conhecimento disponível.
Liderar essa diversidade de perfis passa a ser um desafio para o gestor que ainda não está preparado para desenvolver e potencializar as características de todas as gerações , fazendo com que a experiência seja extremamente proveitosa e possa extrair o melhor de cada personalidade. Ficar atento aos detalhes pode ajudar a administrar uma equipe multigeracional. Ruy Leal, superintendente do Instituto Via de Acesso traz algumas dicas:
Adote uma forma única de se comunicar – cada geração tem uma forma que mais se adapta, desta forma conheça a sua equipe. Avalie qual é o meio mais fácil para adaptação e adote uma única linguagem para a comunicação e explique aos demais. Isso ajudará a atingir melhores resultados.
Conheça as pessoas – as características de cada geração são extremamente diferentes, entenda cada uma delas e qual a melhor forma para desafiá-los e motivá-los. Esta será uma forma inteligente para conquistar bons resultados.
Explore o melhor de cada um – saiba quais são as melhores características de cada um para que a organização de tarefas seja otimizada, de forma que aumente o aprendizado, minimize erros e gere entrega de resultados mais satisfatórios em um menor tempo.
Movimentar os funcionários para outras funções pode trazer resultados ainda melhores.