Uma das maiores preocupações atuais dos líderes é o absenteísmo. Faltas ou atrasos afetam diretamente o nível de produtividade dos profissionais, o aumento dos custos, o número de clientes insatisfeitos e ainda impacta negativamente no faturamento no final do mês.
Os principais fatores que levam as pessoas a se ausentarem dos seus empregos é a insatisfação com salários e benefícios, falta de um plano de carreira, de motivação, cobranças excessivas, ausência de diálogo, etc.
Por isso, o primeiro passo para reduzir o absenteísmo nas empresas é descobrir porquê esses funcionários estão apresentando este tipo de comportamento — e vale investigar tudo! Pode ser que o colaborador tenha mudado o trajeto de trabalho ou que esteja passando por problemas graves de saúde. No entanto, as causas mais comuns para a ausência no trabalho são falta de motivação e insatisfação.
Nesse post, você acompanha uma lista de ações que uma empresa pode tomar para diminuir consideravelmente as faltas e atrasos dos seus colaboradores.
Como reduzir o absenteísmo nas empresas?
Existem algumas medidas básicas como fiscalização e advertências. No entanto, lembrando que a maioria das causas de atrasos e faltas é a falta de motivação e de conexão com o ambiente de trabalho, algumas estratégias como melhoria da comunicação, do clima organizacional e feedback constante são melhores recebidas.
Na realidade, independentemente de quais medidas forem tomadas, é importante manter em mente que se trata de uma transformação de hábitos de todas as partas envolvidas: colaboradores, intermediadores (como o departamento de RH) e a liderança. Apenas 28% das pessoas no Brasil são realmente engajadas nos seus empregos. Está na hora de mudar esse cenário!
Clima organizacional mais agradável
A imensa competitividade que envolve todo o mercado faz com que os profissionais se desdobrem cada vez mais para entregar os resultados almejados — e a pressão para que haja melhorias é constante e crescente.
Existem muitas formas de motivar a sua equipe. Para atingir as metas, aumentar a qualidade de vida e diminuir o absenteísmo da sua empresa é traçar metas, investir na integração de pessoas e dos processos e ainda estabelecer uma política de reconhecimento para aqueles que entregarem os resultados.
Recompensas e benefícios
Citamos acima que a desmotivação é uma das principais causas dos altos níveis de absenteísmo nas empresas. Por isso, que tal oferecer recompensar para aqueles que ficarem um determinado período de tempo sem se atrasar ou se ausentar? Podem ser folgas agendadas, prêmios, bônus ou até chances de promoção.
O Hospital de Santa Cruz, em Curitiba, é um bom exemplo. A instituição amplia as chances de promoção de acordo com o número de atrasos e faltas. O hospital oferece também subsídios de parte da mensalidade de cursos de inglês para quem não ultrapassar o limite de faltas.
Comunicação ampliada
Sabemos que no ambiente de trabalho o grosso da comunicação acontece por telefone ou e-mail. O problema é que esses meios afastam os colaboradores um dos outros, os isola e os mantém distantes. Ampliar os canais de comunicação entre a equipe é uma das formas mais eficazes de construir um ambiente colaborativo e saudável.
Planos de carreiras claros
Todo profissional levanta para trabalhar todas as manhãs com o objetivo de conquistar espaço dentro da corporação em que trabalha. Mais do que isso, também procura evoluir constantemente. Para tanto, é muito importante compreender o caminho que deve ser trilhado para alcançar esse estado desejado e para onde direcionar as energias.
Desse modo, fica claro que um plano de carreira é algo fundamental para promover a motivação da equipe como um todo. Afinal, ninguém está disposto a se doar por algo incerto.
Esperamos que essas dicas o tenham inspirado na busca por reais soluções para combater o absenteísmo nas empresas. Uma dica final: o feedback é uma forma de orientar o profissional e conduzir seu desenvolvimento. Estabelecer uma periodicidade para reconhecer e parabenizar pelos resultados vai impactar diretamente na diminuição do absenteísmo nas empresas.