As mídias sociais estão cada vez mais presentes na nossa vida. Utilizamos para nos expressar, se comunicar com algum parente distante, fazer pesquisas relacionadas com qualquer assunto do nosso cotidiano e entre outras várias utilidades, mas esquecemos que a mídia social é uma ferramenta que o recrutador pode utilizar no momento de realizar uma avaliação de perfil em um processo seletivo. Sendo assim, vamos dar algumas dicas para você sair na frente dos outros candidatos e se destacar no quesito mídias sociais. Vamos lá?
Com a chegada da tecnologia, muitos recrutadores estão recorrendo as mídias sociais em busca de capital humano para contratação. O uso das mídias sociais para o recrutador, se deve, por alguns fatores: a comunicação ampla com o público, a oportunidade do empregador conhecer um pouco mais sobre as características, comportamento e perfil do candidato.
A utilização das mídias sociais é uma das ferramentas de recrutamento e seleção, mas não é a principal. Esse método deve ser um dos processos de contratação que faz com que o recrutador tenha um complemento na hora da tomada de decisão. O processo de verificação das mídias sociais é um elemento que pode ajudar muito no processo de triagem, após o processo de triagem o recrutador embasado de informações realiza entrevistas, testes e entre outros, até chegar no final do processo que é a contratação.
Se você está participando ou irá participar de algum processo seletivo para aquela tão sonhada vaga de emprego, vou dar algumas dicas que podem te ajudar a ser visto com bons olhos e sair na frente dos outros candidatos. Vamos com tudo!
1. Invista em Marketing Pessoal, como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”. Mostre o seu diferencial, quais são as suas qualidades profissionais e competências.
2. Construa uma rede de amigos virtuais positiva. Insira na sua mídia social pessoas que tem a mesma visão de futuro, que tenha os objetivos profissionais parecidos com o seu, que vão compartilhar conhecimentos e vivencias, te dando outra visão e fazendo que você se desenvolva cada vez mais.
3. Cuidado com declarações e envolvimento radicais em polêmicas em redes sociais! Isso faz com que o recrutador tenha uma percepção que você pode ter ideias cristalizadas e inflexibilidade, podendo te prejudicar na sua vida profissional.
4. Evite expor a sua vida privada, nem tudo que você faz na sua vida real tem necessidade de ser transportada para a rede social. Temos que ter um senso de maturidade e analisar em que até ponto uma foto ou algum comentário pode te prejudicar na concorrência de uma vaga de emprego.
5. A foto de perfil é a primeira foto que o recrutador irá ver ao clicar na sua página. Tome cuidado! A primeira impressão é a que fica.
A mídia social tem um impacto muito grande no processo de recrutamento e seleção. Espero que as dicas tenham sido de grande valia. O processo de contratação é minucioso, pois é nessas etapas que o recrutador não pode falhar na hora de escolher a pessoa para ocupar o cargo. Caso isso aconteça, o recrutador terá retrabalho em realizar as etapas, gerando perda de tempo e perda financeira. Saia na frente e seja você a contratação certeira. Boa sorte!