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Portal Terra

Terceirização financeira é aposta das empresas para otimizar recursos


Segundo a Pesquisa Demográfica de Empresas, realizada pelo IBGE, cinco anos após serem criadas, mais de 60% das empresas já fecharam as portas. Do total de 733,6 mil empresas que nasceram em 2010, apenas 37,8%, sobreviveram até 2015. De acordo com especialistas, umas das principais causas da taxa de mortalidade empresarial é a má gestão, sobretudo financeira.

terceirização financeira

"Para manter a saúde financeira, um ponto fundamental para as empresas é o planejamento do fluxo de caixa, bem como de investimentos que podem acontecer a curto, médio e longo prazos, entre outras questões relacionadas à sobrevivência dos negócios". É o que afirma Marcelo Barroso, sócio-fundador da CLATHE Consultoria Empresarial.

Doutor em contabilidade pela FEA/USP, Barroso enxerga um mercado promissor para a oferta de gestão financeira. "Com o cenário de incerteza econômica no país, é cada vez mais difícil para o empresário pensar em contratar um ou mais profissionais para as tarefas financeiras e operacionais. Dessa forma, muitos aliam o trabalho que sabem fazer, dentro de sua experiência, às tarefas burocráticas que o negócio exige, o que é uma economia sem retorno, pois o conhecimento específico faz toda a diferença para a estabilidade financeira do negócio", alerta.

Barroso fala de um mercado que cresce no Brasil que é a terceirização dos processos de negócios, também chamada de BPO (sigla em inglês para Business-Process Outsourcing). Modelo baseado em uso intensivo de tecnologia da informação, o BPO vem sendo demandado crescentemente pelas empresas brasileiras visando a ganhos de produtividade, eficiência e automatização de processos, especialmente durante períodos de crise.

"A terceirização proporciona vantagens que vão além da otimização de recursos em época de crise. Está se comprovando como um modelo de gestão muito efetivo e que pode agregar valor de verdade à empresa", destaca Barroso.

Um fator importante é a Segurança da informação. Segundo o especialista, terceirizar não significa perder de vista a gestão financeira do negócio, uma vez que a tecnologia está a favor dessas consultorias financeiras com softwares de gestão e controladoria. "Com login e senha, o empreendedor consegue acessá-los a qualquer hora para um trabalho 100% integrado com a empresa de gestão financeira", frisa Barroso.

Ionara Teixeira é sócia fundadora de um escritório de comunicação em São Paulo. Ela e as sócias dizem que não teriam chegado aos cinco anos de empresa caso não tivessem recorrido ao serviço financeiro de terceiros. "Não dominamos finanças. Contratar alguém interno para fazer nos demandaria gestão de equipe, além dos encargos. Preferimos focar no que realmente sabemos fazer, que é comunicação, e terceirizar a administração", destaca Ionara, que comemora as contas no 'azul' pelas retiradas controladas de lucro.

O que o empresário tem a ganhar com a terceirização da gestão financeira:

  • Redução de mão de obra interna ao comparar o custo anual da terceirização com o da contratação de um ou mais funcionários para executar as mesmas tarefas, incluindo salários e encargos previdenciários.

  • Foco maior do empresário na melhoria dos produtos e serviços, e do próprio negócio, no lugar de horas submerso em tarefas de gestão operacional e financeira.

  • Acesso maior às tecnologias do mercado, como meios de pagamentos inovadores e praticidades de gestão, próprias das assessorias especializadas no segmento financeiro.

  • Análises de desempenho, além da projeção dos fluxos de caixa, subsídio a decisões mais assertivas para o negócio.

  • Organização do processo de pagamentos a fornecedores, tornando mais previsível o fluxo de caixa.

  • Execução adequada dos contratos com clientes e fornecedores, evitando atrasos, erros ou até duplicidade nos recebimentos e pagamentos.

  • Emissão correta das notas fiscais e em tempo hábil, evitando passivos tributários.

  • Informações corretas e organizadas à contabilidade, melhorando a qualidade da escrituração contábil e fiscal da empresa.

  • Mecanismos de cobrança estruturados possibilitando a negociação de tarifas com bancos e adquirentes (empresas que disponibilizam as máquinas para operações com cartões de crédito e débito).

  • Identificação dos principais grupos de gastos da empresa, permitindo controle e redução de custos.

  • Integração de tecnologias de suporte ao negócio, aumentando a produtividade da empresa.

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