top of page

Chegou a hora de fazer o balanço de 2024: avalie seu ano para começar 2025 ainda melhor

Foto do escritor: DBS PartnerDBS Partner

Chegou a hora de avaliar o que foi conquistado - ou não - em 2024 e realinhar a rota para 2025

 

balanço de 2024

O fim de mais um ano chegou e nesta reta final de 2024 – ou no início de 2025 – é sempre uma boa hora para realizar aquele balanço de como foi o ano.

 

O final do ano é um período simbólico de encerramentos e novos começos. Realizar um balanço de 2024 é essencial para entender o que foi conquistado, os desafios enfrentados e o que pode ser melhorado no futuro. Essa prática ajuda a identificar padrões, corrigir erros e reforçar estratégias bem-sucedidas.

 

Além disso, revisar o ano que passou contribui para um planejamento mais realista e alinhado com seus objetivos pessoais e profissionais para 2025, já que além das festas de fim de ano, o período de grandes contas também se aproxima, como o IPVA, IPTU, registro em conselhos profissionais e mensalidade escolar, por exemplo.

 

Como realizar um balanço eficiente do seu ano?

 

1. Revise suas metas e prioridades

 

Relembre as metas estabelecidas no início de 2024 e avalie quais foram alcançadas. Pergunte-se:

 

O que deu certo?

 

O que pode ser ajustado?

 

Essa análise traz clareza sobre os caminhos percorridos e os ajustes necessários para o próximo ano.

 

2. Analise os aprendizados

 

Cada experiência, positiva ou negativa, carrega lições valiosas. Liste os principais aprendizados do ano e como eles podem ajudar na sua evolução pessoal ou profissional.

 

3. Planeje com visão estratégica

 

Com os aprendizados em mente, comece a esboçar seus objetivos para 2025. Estabeleça metas claras e realistas, usando metodologias como a SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido).

 

Ferramentas que podem ajudar na organização

 

  • Planilhas de controle financeiro: avalie seus gastos e investimentos ao longo do ano;

  • Agenda ou planner: revisite compromissos e identifique momentos de maior produtividade;

  • Apps de gerenciamento de tarefas: organize projetos e tarefas pendentes.

 

 

Fonte: Contábeis

Comments


bottom of page