Levantamento de um dos principais sites de emprego do país mostra que durante o primeiro semestre de 2023 foram ofertadas mais de 500.000 vagas, sendo que desse total, apenas 16 mil eram no modelo remoto

Mais de 16 mil vagas foram ofertadas neste semestre em formato home office, segundo levantamento realizado pelo Infojobs, um dos principais sites de emprego. A empresa usou dados do seu banco de vagas que contém mais de 35 mil empresas inscritas no Brasil.
“Neste levantamento observamos que durante o semestre foram ofertadas mais de 500.000 vagas no Infojobs, desse total, 16 mil vagas eram no modelo home office, o representa uma tímida parcela das ofertas. Talvez um dos motivos seja a necessidade das empresas em retornar para o modelo presencial.”
Apesar dessa parcela pequena, o número de anúncios de vagas remotas ofertadas pelo site aumentou 13% este ano, em comparação com os dados do último ano, afirma a CEO do Infojobs.
“O trabalho remoto é uma nova demanda dos profissionais, o que pode impulsionar as empresas a serem mais flexíveis a este formato, principalmente em áreas como Marketing e TI.”
Quais são as 10 áreas que mais tiveram oferta de emprego no formato home office?
Considerando o número de anúncios, que pode ofertar mais de uma vaga, o Infojobs chegou no ranking das áreas que mais tiveram oportunidades de trabalho remoto neste semestre:
Informática, TI, Telecomunicações: 991 anúncios
Comercial, Vendas: 645
Administração: 355
Marketing: 225
Recursos Humanos: 197
Jurídica: 166
Telemarketing: 140
Contábil, Finanças, Economia: 114
Educação, Ensino, Idiomas: 49
Engenharia: 45
“Áreas como TI e Marketing tendem a ter mais oportunidades nesse formato, pois estão ligadas às atividades que podem facilmente serem realizadas remotamente, já em áreas ligadas ao atendimento ao público, por exemplo, o desafio é maior,” afirma Prado.
Quais estados mais oferecem oportunidades de home office?
A maior parte dos estados da região Sudeste e Sul lidera o ranking de oportunidades de emprego home office, de acordo com o estudo:
São Paulo: 36,3%
Rio de Janeiro: 23,6%
Paraná: 10,9%
Rio Grande do Sul: 6,6%
Minas Gerais: 5,5%
Santa Catarina: 3,5%
Bahia: 2,0%
Goiás: 1,6%
Pernambuco: 1,5%
Distrito Federal: 1,4%
Quais são as dicas para quem busca um trabalho home office?
Os sites de emprego costumam ter uma área em que é possível filtrar as oportunidades de trabalho remoto, afirma a CEO do Infojobs. Mas além dessa dica, ela também sugere:
Nem todas as empresas têm a cultura mais digital, por isso, uma outra opção é fazer uma busca por quais organizações continuam adotando o modelo mesmo após a pandemia;
Outro ponto está na qualificação, quanto mais preparado para preencher determinada posição, maior as chances de negociar um trabalho mais flexível;
Verifique se a empresa irá ajudar com a estrutura, como disponibilizar equipamentos;
Busque qualificação em áreas que tem mais chances de oferecer trabalho home office.
“As empresas buscam profissionais organizados, comprometido com prazos, que realizam gestão de tarefas com facilidade e tenham habilidades para realizar entregas e concluir trabalhos 100% a distância. Também buscam profissionais com autonomia, mas que sabem o momento de buscar orientação de superiores em busca de melhores resultados,” diz Prado.
Fonte: Exame
Comentarios