Estabelecer uma política salarial assertiva é um fator extremamente estratégico para as organizações, afinal, este pode ser um diferencial de posicionamento de mercado, assim como, um fator importante para a motivação e produtividade dos colaboradores. Além disso, diante da competitividade do cenário atual, ela é uma ótima maneira de atrair e reter talentos.
Remunerar de forma adequada é um grande desafio para muitas empresas, principalmente devido à escassez de recursos financeiros, tendo em vista que, são múltiplos os setores que precisam de aplicação, e para cada decisão tomada algo deixará de ser feito pela ausência de investimento. No entanto, é preciso respeitar a realidade de cada negócio.
Portanto, para manter uma estrutura salarial que possa sustentar o melhor patamar viável financeiramente, preservando a segurança jurídica e capacidade de motivação da organização, sem comprometer sua capacidade de investimento e saúde financeira é preciso atenção permanente.
O objetivo deve ser sempre a busca pelo equilíbrio organizacional, e para isso, a base a ser utilizada é o “mercado”. O mercado representa o ambiente onde todos os atores estão inseridos, tanto empregados quanto empregadores. Este marco é essencial para termos um ponto de referência para comparação, e assim, poder adequar os salários nos níveis estabelecidos no planejamento do negócio.
Entretanto, o mercado não deve ser o único parâmetro, as ações para o desenvolvimento de uma boa política de remuneração devem considerar também fatores internos, como a distribuição justa de valores perante o nível de complexidade de cada cargo.
Além disso, também é preciso estar atento à ascendência da folha de pagamento ao longo do tempo, para que os cargos não se tornem gradativamente “sobre pagos” em relação ao mercado; e o equilíbrio entre trabalho e recompensa, para que não haja falta de estímulo aos colaboradores.
Cabe ressaltar, que as vantagens de traçar um plano estratégico para a remuneração são inúmeras, abaixo listamos algumas delas:
Redução da rotatividade
Uma boa política de remuneração pode melhorar a motivação dos funcionários, reduzir a rotatividade de profissionais e aumentar a produtividade. O turnover tem um custo significativo para as empresas, e esses pontos podem ajudar a diminuir esse índice.
Vínculo do profissional com a empresa
A transparência é tão essencial para influenciar o engajamento dos colaboradores quanto às métricas tradicionais, como oportunidades de promoção, pois, com ela a sinergia entre empregado e empregador aumenta, assim como seu vínculo profissional.
Remuneração adequada
Os esforços de seus profissionais serão devidamente recompensados, caso você tenha uma estrutura de pagamento eficaz e assertiva.
Desse modo, a política salarial deve ser muito bem pensada e analisada antes de ser definida, tendo em vista que ela impacta diretamente no comportamento da equipe, que pode ficar desmotivada e insatisfeita, caso não receba um valor justo. Além disso, a falta desse planejamento pode causar ainda, inúmeros problemas financeiros e administrativos para o negócio.
Fonte: Perfix
Comments