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O que a pandemia ensina para uma atuação de RH moderno e automatizado?

Muito se escuta falar sobre o Coronavírus no Brasil e no mundo, mas a verdade é que ainda existem incertezas sobre a gravidade desta pandemia em vários cenários econômicos e sociais. Ouvindo algumas notícias, verificando grupos de WhatsApp e até mesmo acompanhando em redes sociais, vemos um verdadeiro movimento de “vai e vem” das empresas públicas e privadas para adequar tanto o capital humano quanto o financeiro das organizações.


Embora o cenário ainda seja incerto, e cheio de fake news (notícias falsas) rodando por aí, a população está em estado de alerta, e a dúvida que paira na cabeça de algumas pessoas é: qual o impacto desta pandemia nas empresas? Para ser mais específico, qual o verdadeiro impacto de uma quarentena para o RH (Recursos Humanos) das empresas?


Sabe-se que RH é o departamento que faz a gestão do capital humano de uma organização, seja ela do setor público ou do setor privado, e no meio de uma crise como estamos enfrentando, grandes mudanças são sentidas por nós, colaboradores e servidores.


Diante deste momento que estamos vivenciando, cria-se um grande impasse para o departamento de Recursos Humanos: não deixar de ser humanizado e, ao mesmo tempo, proteger a própria equipe. E agora, o que fazer?


Trabalho Home Office

Uma das modalidades mais adotadas no momento para a prevenção do contágio por meio do contato humano é o trabalho Home Office (escritório em casa), uma ótima alternativa oferecida por grandes empresas para que seus colaboradores ou servidores não necessitem se expor e consigam realizar suas atividades sem o caos diário dos grandes centros urbanos (que inclusive, estão com limitação de circulação de pessoas e, consequentemente, de horários para o transporte público).


Mas nem todas essas empresas possuíam anteriormente o sistema home office de trabalho e nem todos os colaboradores estão adaptados ao novo modelo, o que pode gerar dificuldades na produtividade e conflitos emocionais das pessoas, que surgem em meio às incertezas da mudança de rotina.


Como grande parte dos colaboradores do RH estará, também, em Home Office, como ficaria o atendimento ao público interno?


RH humanizado

Foi-se a época em que o RH era o responsável somente por pagamentos, benefícios, férias, entre outras atividades burocráticas. Hoje, o RH é o responsável por gerir os relacionamentos internos, pelo desenvolvimento pessoal, por manter o clima organizacional e disseminar a cultura da empresa.


O departamento de recursos humanos está em um importante processo de humanização constante, focando nos colaboradores como um todo, no seu desenvolvimento, preocupado não só com a vida profissional, mas também pessoal.


Neste momento, sempre é bom seguir dicas e exemplos de quem já realiza ações de contenção dentro das empresas para barrar o aumento da infecção junto ao quadro funcional e seus familiares. Tudo isso, claro, sem manter a qualidade do atendimento, do trabalho do departamento, e protegendo o maior capital de uma empresa: o ser humano.


Mas como podemos continuar atuando com uma área humanizada e, ao mesmo tempo, em quarentena ou de forma remota? Trago abaixo algumas dicas que podem ajudar:


1) Atualização e orientação sobre a prevenção

Em uma pandemia, os dados podem mudar quase que toda hora. Neste momento, manter o quadro funcional devidamente orientado e atualizado sobre medidas de prevenção é fundamental para amenizar os impactos da doença.


Lançar mão de boletins diários do RH ou do Comitê de Crises (caso a empresa possua), por exemplo, é uma das ações assertivas quando o assunto é o repasse da informação. Neste momento, vale esclarecer sobre as Fake News que estejam rodando por aí.


2) Cuidar das pessoas dentro e fora da empresa

Com as mudanças diárias dos dados sobre a doença, ficar atento aos colaboradores ou servidores que possuem sintomas, ou que tenham entre seus familiares casos confirmados, é necessário. O isolamento, nestes casos, é fundamental e poderá salvar a vida dessas pessoas e das demais.


Vale lembrar que nem todos possuem informações e acesso ao serviço de saúde, por isso, nós do RH podemos ajudar a orientar as melhores saídas. Idosos e doentes crônicos precisam ser isolados desde o início, mapeie esse público e proteja-os!


3) Liberação de benefícios

A pandemia tende a impactar a economia e o perfil de consumo das pessoas. Por isso, o RH certamente terá de gerir as mudanças no volume de informações sobre os benefícios e descontos em folha dos colaboradores. Sobre isso, falaremos a seguir.


Gestão de benefícios

Como disse acima, o RH não é mais responsável por apenas a parte de pagamentos e benefícios, porém estas atividades ainda fazem parte da rotina de profissionais da área.


Com a demanda de pessoas utilizando o plano de saúde com coparticipação, por exemplo, o aumento de demanda no setor será grande. Isso vale, também, para empréstimos consignados, cujas diretrizes do governo foram facilitadas para movimentar a economia neste momento.


Algumas empresas já possuem o consignado como benefício, porém a prática para liberação está sendo de forma manual, de modo que o colaborador ou servidor vai até o RH, solicita a sua carta margem para consignados, na sequência vai até o banco solicitar o empréstimo.


Ou seja, já temos vários cenários de exposição ao contágio. Coloca-se em risco o profissional do RH, o colaborador e as pessoas que o atendem no banco. Mas como melhorar a atuação e potencializar a prevenção mediante às necessidades das pessoas?


RH automatizado

Hoje, o mercado apresenta inúmeras soluções para otimizar o tempo de Gestão da área de Recursos Humanos e que podem ser aproveitados para evitar o contato e exposição do quadro funcional à realidade da pandemia.

São as chamadas “ferramentas de automação”, que possibilitam a realização de atividades rotineiras e burocráticas de uma forma mais rápida e objetiva, por meio do uso de sistemas que otimizam tanto a gestão de folha, quanto ao acesso por parte do colaborador ou servidor, evitando o contato físico entre pessoas, e até mesmo evitando a aglomeração de muita gente nos departamentos da empresa.


Com ferramentas de gestão de benefícios e margem consignável, por exemplo, o colaborador pode solicitar diretamente com banco conveniado o empréstimo consignado, evitando com isso o contato com departamento de recursos humanos.


Além disso, para gestão dos descontos em folha, o profissional de RH pode reunir dados automaticamente e compilar os dados em poucas horas, conseguindo, então, liberação de tempo e esforço para atuar em ações de contenção e gestão de crises, como o aconselhamento daqueles que precisam de informações sobre a pandemia.


Com tudo isto podemos chegar à conclusão de que podemos continuar sendo humanos em tempos de crise, precisamos apenas nos reinventar e não deixar de lado os nossos valores. Como vejo muita gente comentando nas Redes Sociais, logo isso tudo vai passar e vamos ter aprendido muito juntos!



Fonte: Inforchannel


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