Como otimizar todas as atividades de Recursos Humanos com o propósito de torná-lo realmente estratégico para sua empresa?
A necessidade de otimização de processos de RH evoluiu de acordo com a demanda do mercado de negócios extremamente competitivo. A área de Recursos Humanos das empresas é vista por alguns como estratégica e por outros como enfadonha e burocrática, o fato indiscutível é que são diversos os processos que ficam concentrados nos RHs.
Atração e retenção de talentos, cargos e salários, integração de novos funcionários, desenvolvimento de equipes, treinamentos, indicadores de desempenho, programas de motivação e incentivo, gestão de benefícios legais e geniais, folha de pagamento com toda a bagagem que ela traz (rescisão, férias, admissão, etc) e cumprimento de obrigações trabalhistas, fiscais e contábeis são algumas das tantas execuções do RH.
Diante de diversos processos, como otimizar todas essas tarefas, tornando o RH um pilar estratégico que favorece a produtividade gerando maior competividade da empresa?
Pesquisas realizadas no Brasil apontam que a contratação de serviços terceirizados se tornou um elo da estrutura produtiva e fator determinante para a competitividade em empresas de pequeno, médio e grande porte. Isso significa que quando a área de Recursos Humanos de uma organização tem a oportunidade de contratar uma empresa especializada que possa assumir atividades operacionais, ela passa a ter uma visão mais ampla que favorece a maximização de resultados.
As vantagens de ter um parceiro que assuma sua mão de obra são inúmeras. Entre elas, a redução de custos, a de erros, segurança de dados e informações além de (em alguns casos) a diminuição de equipe. Mas agora vamos focar mais em vantagens competitivas no mercado. No momento em que uma organização é capaz de concentrar sua inteligência em seu core business e deixar atividades que podem ser terceirizadas nas mãos de fornecedores especializados, o potencial de eficiência dos processos é visível.
Estou falando em desafogar os profissionais da área de RH e deixar que eles trabalhem focados em seus segmentos, eliminando o acúmulo de funções, a perda de tempo e o estresse gerado pela pressão por resultados. Isso potencializa as ações voltadas para gerar resultados para a empresa. O outsourcing da folha de pagamento ou da gestão de benefícios, é cada vez mais comum entre as empresas que desejam otimizar a gestão dos processos. Desta forma, simplifica a rotina do departamento pessoal, que antes se desgastava com assuntos complexos e procedimentos demorados.
Para sobreviver aos altos e baixos que o mercado brasileiro impõe, alterações de leis, reformas e ainda chegada do eSocial nada melhor do que contar com a estabilidade do seu negócio. Caminhos para isso existem muitos, alguns mais rápidos e menos dolorosos, basta você avaliar aquilo que faz sentido para sua empresa no momento.
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Fonte: Administradores
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